Cases Your Own Agency

Walmart: Combustível de fast-growing

/ Your Own Agency
/ motion graphics
/ graphic design
/ event branding

O desafio

Em 2010, um grupo de cabeças jovens, empreendedoras e muito talentosas do maior varejista do mundo, tinha um problema. Precisavam construir um business totalmente novo para a empresa. Algo relevante, rápido e único. Isso ao mesmo tempo que o clima de start-up era total, e nem espaço físico possuíam. E as poucas pessoas que participavam do projeto, dividiam espaços nada integrados dentro do site do Walmart em Barueri.

A viabilização da operação passava por diversos itens: infraestrutura, compras, logística, equipe comercial e, principalmente, ter uma equipe de criação de comunicação a um custo baixo. Ela, que seria o motor da operação, com alta produtividade e eficiência para editar milhares de imagens de produtos e criar centenas de e-mail-marketings, banners, hot-sites e muitas peças online e offline todos os meses. Todas com foco no resultado, com gerenciamento, acompanhamento de métricas e substituições de materiais a cada segundo.

O método

Aí é que entra o estilo Martin Luz de entender problemas e oferecer soluções: desenvolvemos junto com o Walmart.com uma das primeiras operações de on-site agency do país. Um Hub criativo exclusivo de talentos prontos para transformar necessidades comerciais e estratégias em milhares de peças para sua loja online. Uma estrutura desenvolvida com os skills e tamanho de equipe certos, e infraestrutura técnica, tecnológica e de contingência necessárias para desenvolver todo o trabalho com excelência e alta performance nonstop.

Uma operação de comunicação que seria sua vantagem competitiva em um mercado onde já existiam vários concorrentes bem estruturados que jogavam para ganhar. Um trabalho realizado a 4 mãos com total sinergia com os objetivos da empresa.

Assim, no começo do e-commerce, apoiávamos os farmers com a criação de aproachs e peças impressas e digitais para grupos de interesse. Logo em seguida, passamos a fazer a ativação do mercado, escalonando a equipe a cada novo momento. Um trabalho de crescimento exponencial, onde todo ano a operação crescia o dobro ou o triplo do mercado, chegando em vários momentos a entregar mais de 1.000 peças mensais entre banners, hotsites, e-mails mkt, html, aplicativos, programação, edição de vídeos, folhetos, anúncios, pôsteres e encartes.

Além disso, periodicamente, analisando os resultados de forma aprofundada, as necessidades sazonais e revisando os KPI’s, conseguimos otimizar equipes e skills profissionais ao longo do período, mantendo baixo turnover e custos equalizados.

O resultado

Durante o tempo que fomos o principal fornecedor de criação e produção de peças de comunicação do Walmart.com, a empresa que tinha começado com 3 funcionários, já contava com quase 900.

Em 2014, quando deixamos de atendê-los, a empresa tinha acabado de construir um centro de distribuição e se preparava para erguer mais dois. O número de itens que vendia havia passado de 60 mil para mais de 3 milhões e a operação era a líder de audiência do e-commerce brasileiro, três vezes eleita o melhor e-commerce do país, com recordes de vendas e de aproveitamento de recursos. Com isso ganhou sede própria, separada do Walmart, e internalizou toda a área criativa como na ocasião era o normal entre os players do mercado.

Conheça nossos outros
Cases