Insights Transformação Digital

4 MOTIVOS PARA APLICAR O MARKETING DIGITAL NA SUA EMPRESA

por Martin Luz em 09/07/2020

O marketing digital reúne estratégias específicas para cada meio, formato e o público concentrado em cada rede social.

 

Como foi dito no nosso conteúdo sobre Transformação Digital, é preciso acompanhar o ritmo do consumidor – que muda constantemente. Mais do que uma transformação, o mundo digital provocou uma revolução. Muitas coisas deixaram de ser o que eram para nunca mais voltar ao antes.

Com isso, vemos a necessidade de se manter no ritmo de mudanças provocadas pelo comportamento do consumidor constantemente, além da competitividade existente nas redes sociais.

Afinal, por que investir no marketing digital?

Além de possuir baixo investimento, principalmente se comparado a outras mídias, o marketing digital oferece maior assertividade na segmentação e permite que empresas tenham rápido contato com o consumidor e as suas mudanças de comportamento.

Presença online 

Segundo o portal G1, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) identificou que o uso da internet aumentou de 40% a 50% durante a quarentena. Isso representa mais pessoas conectadas, comprando, trabalhando e se relacionando por meio de telas – sejam as do tablet, do computador, do notebook e, principalmente, do celular.

Estar presente no mundo online, é estar presente na vida dos seus clientes e conhecer de perto o que eles gostam, acreditam e sabem. Seus clientes não devem conhecer o nome da sua empresa somente no momento em que eles precisam. É preciso reforçar o seu nome e a sua presença antes mesmo da necessidade pelo produto existir. Porque, quando ela surgir, seus clientes já devem saber para onde precisam ir. E não deve ser para o concorrente.

Contato rápido com quem importa 

Assim como o uso das redes sociais vem crescendo cada vez mais, as reclamações também aumentaram. De acordo com um estudo realizado pelo ReclameAQUI, houve um crescimento de 55% de reclamações em abril de 2020, comparado ao mesmo período de 2019.

Isso significa que as empresas precisam se adaptar ao novo comportamento do consumidor, e rápido. Acima de produtos de qualidade, é preciso criar relações sólidas com seus clientes. O uso das redes sociais, por exemplo, oferece um contato direto para entender melhor o que o público precisa.

Precisa saber rapidamente como os seus seguidores irão reagir ao lançamento de um produto? Utilize uma enquete nos stories do Instagram para mensurar a reação que poderá ter. A rapidez e agilidade para se adaptar às mudanças que a Transformação Digital provoca, é um dos grandes impulsionadores de negócios.

A melhor forma de lidar com um problema, é evitá-lo. O marketing digital permite que você se antecipe aos problemas que podem afetar seus clientes e abalar a sua relação com eles. E isso só funciona com uma estratégia bem elaborada.

Cada um com a sua estratégia

Antes de abrir todas as contas para a sua empresa em todas as redes sociais existentes, é preciso definir o que você deseja com cada uma delas. É claro que você quer vender mais. Mas como? Busque as respostas para as seguintes perguntas:

  • O meu público está nessa rede?
  • Qual é o objetivo que eu pretendo atingir nessa rede social? Conquistar um novo público? Educar o meu target sobre meus produtos?
  • Vou obter sucesso com mais seguidores ou o meu público é extremamente restrito e pequeno?
  • Como as pessoas se comportam nessa rede? O discurso e tom da minha empresa cabem nela?
  • Tenho as ferramentas/formatos de que preciso?

É preciso avaliar a entrada nas redes sociais certas e determinar as estratégias para cada uma delas. As pessoas não se comportam no LinkedIn da mesma forma que agem no Facebook pessoal, por exemplo. E isso é completamente normal.

Por isso, é importante construir estratégias e um planejamento bem definido de acordo com o comportamento dos usuários e o que você deseja comunicar. 

Reforçar o nome da sua empresa 

Mais do que estar presente no mundo digital, é preciso saber se posicionar nele. As pessoas estão recebendo centenas de informações sobre diversos produtos e empresas, a todo momento, em todas as redes sociais.

O marketing digital é um grande aliado de empresas que desejam ser notadas no digital. Na Martin Luz, alinhamos as estratégias de marketing digital com estratégias de Branding e UX (Experiência do Usuário). 

Uma marca é mais do que seus produtos e serviços. É feita também a partir das relações que constrói e como é vista, ou seja, suas cores, formas e conteúdos. Dessa forma, além de divulgar produtos e serviços, construímos relações sólidas entre marcas e consumidores.

O jeito MLuz de fazer o marketing digital 

Na Martin Luz, não focamos somente os resultados, mas também todo o processo e como chegar até lá. Somos a convergência entre uma consultoria de negócios, inovação digital e uma agência de brandformance.

Isso significa que empresas inteligentes crescem melhor e com mais eficiência devido ao alinhamento de negócio, marca e comunicação. Não se trata somente de produzir conteúdos criativos para as redes sociais, mas de usar a criatividade e estratégias bem definidas para tornar marcas parte da rotina digital de seus clientes.

O resultado dessas relações, são clientes que se tornam fãs das marcas. A venda é parte dessa relação, ou seja, os clientes consomem porque gostam e acompanham a marca acima de tudo, e não só porque precisam dos produtos e serviços naquele momento.