Estamos em junho, o mês mundialmente dedicado ao orgulho LGBTQIA+. Este período é marcado por eventos, paradas e comemorações. E não poderia ser diferente porque precisamos reafirmar, a todo momento e até que fique muito claro para toda a sociedade, que não é mais possível conviver com preconceito de qualquer espécie.
Na área de RH, na qual atuo há 3 anos, é ainda mais importante ter um olhar atento para montar equipes distintas, que respeitem os mais variados perfis profissionais.
Na Martin Luz, essa é a nossa conduta por princípio e porque acreditamos que a diversidade de olhares, idades, pensamentos e estilos, ajuda a criar um ambiente de trabalho melhor e a conquistar os resultados mais surpreendentes. Não faltam, aliás, pesquisas comprovando que empresas que veem a diversidade como uma estratégia de negócios, costumam lucrar acima da média do mercado. Um desses levantamentos foi conduzido pela consultoria McKinsey, em 2020, em mais 14 países além do Brasil. Sabe a razão para isso? Equipes diversas inovam mais e conseguem criar um ambiente rico em ideias e soluções.
É claro que existe ainda um longo caminho para ser percorrido. Vamos ver o exemplo da publicidade. Apesar da crescente representatividade da comunidade LGBTQIA+ em comerciais e anúncios, por exemplo, ainda há muito a melhorar para dar visibilidade e oportunidade a todos e todas.
A Pesquisa Nacional de Saúde 2022 do IBGE, baseada em dados coletados em 2019, mostra que entre brasileiros de 18 a 29 anos, 4,8% se declaram homossexuais ou bissexuais.
É verdade que não há receita pronta para garantir um ambiente seguro e saudável. Mas existe, sim, a possibilidade de estabelecer uma comunicação mais clara e ter mais empatia com o próximo. Para isso, é imprescindível extinguir preconceitos e dar abertura para o diálogo sobre o assunto, visando a entender as diferenças que nos tornam tão humanos e únicos.
Um estudo realizado pela McKinsey, apontou que colaboradores que atuam em empresas que adotam a diversidade têm 152% de chance de propor novas ideias e tentar novas formas de fazer as coisas.
Na Martin Luz, fazemos questão de manter um ambiente inclusivo porque, acima de tudo, valorizamos o respeito e a empatia. Constantemente, projetos e boas práticas são pensados por todas as pessoas, dentro e fora da liderança, para criar e aprimorar melhorias. Assim, conseguimos formar talentos porque procuramos pessoas de grupos diversos da sociedade para somar. Por isso, estamos na lista das empresas que se posicionaram contra o PL 504. Nesta agência, buscamos desenvolver profissionais e respeitar as diferenças.
Esse posicionamento se reflete em nossas redes sociais, nas atitudes e nas ações internas que promovemos todos os anos neste mês.
Fazemos questão de já falar para cada colaborador que entra na agência que temos um canal interno aberto ao diálogo e que as pessoas têm liberdade para expressarem quem são na Martin Luz. Nossos líderes e diretores demonstram na prática como tornar o ambiente mais inclusivo.
Essa postura é extremamente importante porque temos certeza de que estamos ajudando a construir um espaço baseado no respeito. E que de alguma forma construímos um ambiente propício ao crescimento profissional.
A diversidade não é parte da Martin Luz como uma simples característica, mas sim, parte de uma cultura forte, naturalmente construída desde o surgimento da agência.
Com o crescimento profissional, as pessoas têm mais possibilidade de se desenvolverem pessoalmente e de tomar decisões que irão impactar positivamente a vida de outras pessoas dentro e fora da empresa, contribuindo para uma sociedade cada dia mais inclusiva.
Uncategorized
Cultura
Tendências