Insights Branding

Afinal, o que é marketing emocional?

por Paloma Emerich em 20/07/2020

Usado para criar e fortalecer relações entre clientes e marcas, o marketing emocional utiliza determinadas estratégias para aumentar vendas de curto a longo prazo.

Quem não gosta de ser amado(a), não é mesmo? Com mensagens positivas que fazem o público se sentir mais inteligente, ousado ou qualquer outro sentimento que contribua para o aumento da autoestima e o bem-estar de alguém, o marketing emocional cria conexões entre marcas e clientes.

Segundo uma pesquisa realizada pela Nielsen, anúncios que despertam emoções nas pessoas, contribuem para um aumento de 23% das vendas, em relação a outros tipos de anúncio.

Além disso, as pessoas sentem mais confiança nas marcas que são mais humanizadas, aumentando as chances de comprar novamente da empresa ou perdoar um erro cometido pela mesma.

Como visto, não se trata somente de falar sobre a sua empresa e os seus produtos. Criar e estabelecer relações entre a sua marca e os clientes, contribui para benefícios a curto e longo prazo, principalmente nas redes sociais –, onde resultados (positivos ou não) são recebidos com mais rapidez.

Ao estabelecer uma ligação emocionalmente positiva com o público a longo prazo, a marca deixa de ser apenas uma empresa para se tornar um(a) amigo(a). A curto prazo, vimos a ligação em determinadas situações e um impacto maior por parte do público, como acontece com o Dia das Mães, Natal, Dia dos Namorados, entre outros.

A base do marketing emocional, é compartilhar valores e princípios da empresa, construindo uma relação verdadeiramente boa.

Como o marketing emocional é feito?

Do

  • Conhecer os sentimentos e valores que despertam o seu público;
  • Conectar os valores dos clientes com os da sua empresa;
  • Utilizar ferramentas de branding.

Don’t

  • Criar valores que não são da sua empresa;
  • Despertar um sentimento indesejado pelo público;
  • Não ter um bom branding.

Aplicando o marketing emocional

O marketing emocional é construído com base na autenticidade, relevância e humanização. Independente do objetivo, o marketing emocional pode ser executado de diversas formas em formatos diferentes. Mais do que utilizar ferramentas de branding e o apelo emocional, é preciso seguir determinadas etapas para a sua construção.

Autoconhecimento

Antes de começar a focar a comunicação, saiba quais são os valores da sua empresa. É preciso entender todos os valores que são cabíveis à existência da sua marca, quais necessidades dos clientes ela soluciona e quais sentimentos (positivos ou não) ela pode despertar no público.

Dessa maneira, conhecer as emoções que despertam no seu público ficará mais fácil, além de saber as informações que podem ser usadas para despertá-las. Após essa etapa, use o apelo emocional com uma motivação verdadeira.

Execução

Antes de iniciar a execução, é importante que a sua marca tenha um branding bem construído. Um branding humanizado e bem definido, transmite todas as sensações que você deseja despertar no seu cliente antes de realizar algumas ações.

É importante que o marketing emocional crie momentos na comunicação utilizando as emoções que deseja despertar. Outras ferramentas importantes para a comunicação, são as chamadas diretas, sons e músicas, além de imagens que representam situações e sentimentos desejados.

As vantagens do marketing emocional

Quantas tatuagens da Disney você já viu na internet? Pois é. Esse é o efeito do marketing emocional na vida das pessoas. As marcas, produtos e o que eles significam, começam a se tornar algo muito maior do que a relação de compra e venda.

Com o marketing emocional, os clientes se tornam verdadeiros fãs, fazendo com que eles promovam a marca e a defendam. Esse efeito leva outro benefício para as marcas: o marketing boca a boca – um dos meios mais eficientes e sem custos para as empresas. 

Assumindo um significado na vidas das pessoas a partir dos valores que a marca representa e transmite, as empresas começam a colher frutos a curto e longo prazo. Para isso, é preciso utilizar métodos e ferramentas adequados.

Ao acessar nosso site, você reconhece que leu e entendeu nossa Política de Cookies e nossos Termos de Uso.