pt
-
1a. Transformando negócios e workforces dentro do Facebook LATAM
Brand & Experience Brand & Experience Ao iniciar suas operações no país, o Facebook chamou várias agências para conversar. Explicavam que tinham um desafio gigante e uma verba inversamente proporcional a ele. Quando ninguém quis abraçar essa ideia, chegaram até nós. Foi assim que fomos convidados pelo Facebook a fornecer uma solução eficiente de Marketing Services para a criação de suas peças de comunicação que apoiassem sua blitzscaling. Basicamente, queriam ter um serviço de conteúdo que, ao mesmo tempo, pudesse apresentar, inspirar e envolver a marca com a comunidade criativa e de marketing, além de oferecer um ótimo ROI.
Esse projeto passava pela execução de posicionamentos, design, branding, criação de conceitos para apresentações, eventos e ativações, traduções, adaptações e desenvolvimento de diversos conteúdos personalizados para que todos os seus Marcomms pudessem constantemente escoar suas ideias e estratégias, e a empresa ganhar mercado rapidamente. Em um pensamento conjunto para alcançar o sucesso, buscando juntos o perfeito entendimento das necessidades e resultados esperados pelo cliente, sugerimos um modelo de trabalho baseado na criação de um Hub Criativo, em que o Facebook pudesse ter uma estrutura no estilo in-house agency, porém trabalhando out-site. Uma estrutura exclusiva com os skills e tamanho de equipe necessários para desenvolver todo o trabalho com excelência e alta performance.
Periodicamente analisando os resultados de forma aprofundada, as necessidades sazonais e revisando os KPI’s, conseguimos otimizar equipes e skills profissionais ao longo do período. Utilizando o processo agile e, com base na curva de aprendizado, conseguimos aumentar a produtividade. Usando um pensamento baseado em objetivos convergentes, desde 2013 integramos um dos hubs mundiais de comunicação do Facebook, ajudando seu departamento de marketing a tornar suas marcas relevantes e interessantes para o público, e a consolidar suas plataformas de mídia na América Latina.
Nos diversos momentos, contamos com equipes multidisciplinares internas no cliente e externas na Martin Luz, atendendo a diversos pontos de contato e necessidades, de Miami ao Brasil, passando pelo México, Colômbia e Argentina, e criando no período milhares de trabalhos de todos os tipos, desde apresentações, filmes, motion graphics, postagens, eventos, entre outros.
Neste tempo, vimos o mercado reconhecer este trabalho e dedicar um Caboré para o Facebook e outro para o Instagram, e consolidar suas marcas como duas das mais poderosas plataformas de mídia da região.
-
1a. Ajudando as novas tecnologias em healthcare a acontecerem no Brasil e América Latina.
Brand & Experience Brand & Experience Fomos chamados quando a empresa ainda se chamava Tyco Healthcare e o mercado médico-hospitalar ainda engatinhava. Na ocasião, a empresa vinha de um crescimento rápido adquirindo várias marcas no mundo, porém no Brasil, a velocidade de receber materiais de comunicação de cada uma delas não acompanhava a rapidez de introduzi-las no mercado.
Trabalhamos muito e, após esta fase, o desafio foi enfraquecer a marca Tyco Healthcare para fortalecer as submarcas visando seu spinoff do grupo Tyco e, em seguida, o lançamento da marca Covidien no Brasil. Deste modo, recriamos toda a comunicação da empresa de acordo com o branding da nova marca, assim como ajudamos a empresa com a comunicação interna de introduzir novos conceitos de gestão, como Lean, Opex, entre outros.
Quando tudo ia muito bem, em 2015 a Covidien, que já era a quarta maior empresa de seu segmento no mundo, é adquirida pela primeira do ranking, tornando-se uma gigante presente em 150 países, com mais de 39.000 colaboradores em 70 deles. Assim, começou uma nova era de atendimento, agora da Medtronic, mais focada nas áreas de MITG, Spine, Institucional e Gestão de Talentos. Se no início uma das primeiras ações que fizemos foi criar um estúdio para fotografar produtos e criar catálogos, hoje ajudamos o marketing tanto no mundo físico quanto digital, criando peças impressas, interativas, digitais, vídeos e muito conteúdo em português e espanhol.
Para isso, criamos um Hub criativo exclusivo de talentos que respiram a cultura Medtronic, prontos para transformarem as necessidades da empresa em centenas de peças. Uma operação de comunicação que conta com a equipe interna no cliente e externa na Martin Luz. Começamos trabalhando para uma empresa que tinha menos de 70 funcionários no Brasil.
Hoje, a Medtronic PLC emprega cerca de 1.000 pessoas no país e conta com duas fábricas locais – São Sebastião do Paraíso (MG) e Ribeirão Preto (SP). Trabalhamos para a empresa aqui e na América Latina em diversos segmentos, com diversas necessidades que vão do mundo físico ao digital, passando pelo employer branding e eventos, sempre ao lado de uma equipe que nos impulsiona a estarmos sempre à frente do mercado.
-
1a. Ajudando a criar uma das maiores Fintechs independentes do país
Brand & Experience Brand & Experience Quando poucas pessoas que trabalhavam em consultorias usavam o termo Fintech para designar empresas nascidas para inovar e otimizar serviços do sistema financeiro, tivemos a felicidade de sermos chamados para ajudar a criar uma das primeiras do país, a Brasil Pré-Pagos. Uma startup que surgia a partir da mente inquieta de alguns ex-sócios da Confidence Câmbio e com apoio da Visa, sem anjos, rodadas de investimentos e sócios externos, mas com grande vontade de andar rápido.
Nascida para ser inovadora, antecipando o conceito das Lean Startups com MVPS e tentando sentir a receptividade de suas soluções a partir do uso de tecnologias de pagamentos ligadas a cartões pré-pagos para o mercado B2B, a ideia era participarmos quase como parte ativa da empresa, para posicionar a marca, produtos e criar brandings que pudessem, com baixo investimento, competir de igual para igual com grandes instituições bancárias, além de criar e aperfeiçoar soluções digitais que materializassem produtos e serviços.
Posteriormente, e com o sucesso inicial da empresa, quando o cartão pré-pago era apenas um dos diversos produtos e já havia se transformado em um dos parceiros estratégicos Visa mais inovadores em tecnologias em meios de pagamentos do mundo e já em processo de internacionalização, ajudamos a fazer o rebranding, onde sua marca deixou de ser Brasil Pré-Pagos e passou a ser apenas BPP. Para alavancar o crescimento do BPP nacional e depois internacionalmente, a Martin Luz montou um núcleo exclusivo de atendimento de comunicação e tecnologia, que desenvolveu soluções como posicionamento, branding, criação de aplicativos, marketing digital, growthhacking, jornada do consumidor e comunicação multiplataforma, gerando mais eficiência nos processos de consideração da marca, conversão de vendas e retenção do cliente. Tudo executado com grande proximidade com o cliente, em uma sinergia que proporcionou agilidade e rapidez na entrega das diversas demandas. Um trabalho que desde o início integrou o marketing, desenvolvimento e comunicação no core da empresa. Em pouco tempo a BPP se tornou um dos maiores players no mercado de cartões pré-pagos da América Latina, se transformando no maior emissor do produto em suas diversas verticais. E logo se consolidou como uma das principais e mais completas fintechs B2B em soluções para meios de pagamento do país. É uma das poucas instituições de pagamento aprovadas pelo Banco Central sob o número 301, com produtos ajudando milhares de empresas a desburocratizarem e aumentarem a segurança de seus pagamentos, e mais de 2 milhões de pessoas a terem um relacionamento mais justo e inteligente via contas digitais sem taxas e com o maior número de recursos.
-
1a. Transformando a imagem digital de um líder por meio de estratégia, criatividade e performance com foco no usuário profissional.
Brand & Experience Brand & Experience Em 2018, fomos chamados pelos sócios e pelo gestor de marketing para realizar uma ousadia: ajudar a transformar a imagem de uma das primeiras, mais sólidas, inovadoras e confiáveis empresas data-driven no universo da economia e negócios no mundo digital.
Reconhecidos fortemente no mercado por sua qualidade de dados, se antecipavam à sua categoria e enxergavam uma mudança de comportamento importante de seu público e, inovadores que são, buscaram aproveitar a oportunidade para solidificar a empresa e alavancar suas vendas. Em primeiro lugar, por meio de um entendimento profundo, alinhamos o posicionamento e o propósito da Economatica à jornada do cliente, mostrando como a plataforma pode ser útil, necessária e até mesmo imprescindível para analistas e todos os profissionais que trabalham em negócios, economia e finanças.
Através do redesenho de seus ambientes digitais, estratégias de SEO, funil de vendas, alinhamento de conteúdos e criação de vídeos e narrativas, trouxemos para a marca maior assertividade nas campanhas e uma linguagem mais direta, moderna e business-oriented. Além disso, trabalhando com os profissionais de Customer Success da empresa, ajudamos a dirigir seu brand content aos públicos certos, com uma estratégia para tornar mais palpável o grande impacto que a empresa oferece ao mercado.
Um trabalho apaixonante que não seria possível se não fosse realizado a quatro mãos e com total sinergia entre a equipe da Economatica e a Martin Luz, com KPIs constantemente analisados e batidos que fizeram a marca alcançar públicos ainda mais qualificados, transformando-a ainda mais em referência.
-
1a. De 8 no ranking à liderança em menos de 4 anos e IPO
Brand & Experience Brand & Experience Após a aquisição da Eletromidia pelo fundo HIG, fomos chamados pelo CEO da empresa para organizar o marketing, reposicionar a marca e fazer seu rebranding.
Segundo ele, apesar de estar há muito tempo no mercado, até mesmo seu pai (na ocasião chairman do grupo WPP no Brasil) não lembrava bem o que a empresa fazia e seus ativos. Além disso, muita gente a confundia com um concorrente de nome parecido.
Daniel Simões foi claro: queria fazer com que a Eletromidia fosse conhecida pela sua essência, sendo uma das mais inovadoras empresas do OOH, preocupada em oferecer uma proposta consistente para o mercado desde seu primeiro dia.
Ele ainda completou: meu KPI seria ser indicado neste ano (2016) ao prêmio Caboré. O que seria inicialmente um trabalho de consultoria acabou quase se transformando em um profundo trabalho de turnaround, envolvendo marketing, branding, posicionamento e ocupação de espaços via comunicação.
A partir da criação de um Hub de talentos, criativo, interno e exclusivo na Martin Luz, por um lado, fizemos uma grande imersão para entender perfeitamente o mercado do OOH e seu momento, assim como todo o negócio Eletromidia. Depois ajudamos a organizar a oferta da empresa como Plataforma e não como soma de ativos individuais.
Entendemos a jornada do consumidor (Trabalho, Estudo, Compras e Diversão). Criamos a figura do Influenciador Urbano, aquele ator que faz tudo acontecer nas cidades e demos subsídios para um grande trabalho de evangelização do mercado por meio do o CEO e o vice-presidente comercial, via roadshows, filmes e decks.
Finalmente, melhoramos o story-telling e o engajamento da comunidade de marketing e publicidade com a marca via anúncios e muitos videos-cases para o trade. Em menos de três anos, a empresa multiplicou seu faturamento por 8, liderou o crescimento do setor de um share de 7,7 para 11,4%, alcançou a liderança em mídia em transportes sobre trilhos e passou de oitavo lugar à vice-líderança no setor de mídia OOH brasileiro. Em seguida incorporou a Elemídia e se transformou em líder absoluto de mercado.
Se, no início, Daniel Simões queria que a imagem da empresa fosse tão boa que pudesse concorrer ao Caboré, nós ajudamos a Eletromidia a ir além: não só uma vez, mas ao ganhar 2 vezes este prêmio como melhor plataforma de mídia do Brasil e o primeiro IPO de uma empresa de comunicação no Brasil.
-
1a. Colocando propósito no copo das pessoas
Brand & Experience Brand & Experience Em 2019, fomos chamados por André, Pedro Barros e seus sócios para organizar uma plataforma autossustentável chamada LayBack, uma ideia que nasceu em um dia de boas ondas na Indonésia, com o objetivo de fomentar a cena do skate no Brasil e no mundo.
De um lado está a LayBack Beer, uma cerveja “cerveja”, independente, feita com paixão, ingredientes de verdade e com sabor único, que respeita o paladar de quem não aceita trocar milho por cevada. E do outro, o LayBack Park, o espaço de experiência da marca, com pistas de skate de livre acesso com bares e restaurantes. A ideia era aumentar o desejo pela marca, deixá-la mais profissional para se conectar com o público mais amplo e exportá-la para as principais cidades do país a partir de Florianópolis. Em primeiro lugar, alinhamos o posicionamento e propósito da LayBack. Criamos um hub criativo, grande parte dele composto por skatistas e simpatizantes do lifestyle, totalmente comprometidos com os valores da marca.
Trouxemos para a marca uma linguagem mais moderna, com muito brand content, design, ambientação e merchandising. Depois, muito marketing de rede usando microinfluenciadores e anúncios voltados para o público primário. Uma estratégia tripla para dar vida e tornar real o impacto que a marca oferece para o mundo.
Um trabalho apaixonante realizado a 4 mãos e total sinergia com os objetivos que fizeram a cerveja deixar de ser um produto para se transformar em uma ideia e, em um futuro próximo, uma referência.
Nossa ideia é que quem pense em skate, pense na LayBack e vice-versa. Queremos que a marca seja tão forte no imaginário dos skatistas e simpatizantes quanto marcas tradicionais do mercado do skate.
Fazer a LayBack acontecer, é mais do que pensar em cerveja. É fomentar uma cultura que cresce a cada dia ao redor do mundo e que já chegou nas Olimpíadas. É fazer o skate acontecer da forma mais real possível.
-
1a. Combustível de fast-growing
Your Own Agency Your Own Agency Em 2010, um grupo de cabeças jovens, empreendedoras e muito talentosas do maior varejista do mundo, tinha um problema. Precisavam construir um business totalmente novo para a empresa. Algo relevante, rápido e único. Isso ao mesmo tempo que o clima de start-up era total, e nem espaço físico possuíam. E as poucas pessoas que participavam do projeto, dividiam espaços nada integrados dentro do site do Walmart em Barueri.
A viabilização da operação passava por diversos itens: infraestrutura, compras, logística, equipe comercial e, principalmente, ter uma equipe de criação de comunicação a um custo baixo. Ela, que seria o motor da operação, com alta produtividade e eficiência para editar milhares de imagens de produtos e criar centenas de e-mail-marketings, banners, hot-sites e muitas peças online e offline todos os meses. Todas com foco no resultado, com gerenciamento, acompanhamento de métricas e substituições de materiais a cada segundo. Aí é que entra o estilo Martin Luz de entender problemas e oferecer soluções: desenvolvemos junto com o Walmart.com uma das primeiras operações de on-site agency do país. Um Hub criativo exclusivo de talentos prontos para transformar necessidades comerciais e estratégias em milhares de peças para sua loja online. Uma estrutura desenvolvida com os skills e tamanho de equipe certos, e infraestrutura técnica, tecnológica e de contingência necessárias para desenvolver todo o trabalho com excelência e alta performance nonstop.
Uma operação de comunicação que seria sua vantagem competitiva em um mercado onde já existiam vários concorrentes bem estruturados que jogavam para ganhar. Um trabalho realizado a 4 mãos com total sinergia com os objetivos da empresa.
Assim, no começo do e-commerce, apoiávamos os farmers com a criação de aproachs e peças impressas e digitais para grupos de interesse. Logo em seguida, passamos a fazer a ativação do mercado, escalonando a equipe a cada novo momento. Um trabalho de crescimento exponencial, onde todo ano a operação crescia o dobro ou o triplo do mercado, chegando em vários momentos a entregar mais de 1.000 peças mensais entre banners, hotsites, e-mails mkt, html, aplicativos, programação, edição de vídeos, folhetos, anúncios, pôsteres e encartes.
Além disso, periodicamente, analisando os resultados de forma aprofundada, as necessidades sazonais e revisando os KPI’s, conseguimos otimizar equipes e skills profissionais ao longo do período, mantendo baixo turnover e custos equalizados. Durante o tempo que fomos o principal fornecedor de criação e produção de peças de comunicação do Walmart.com, a empresa que tinha começado com 3 funcionários, já contava com quase 900.
Em 2014, quando deixamos de atendê-los, a empresa tinha acabado de construir um centro de distribuição e se preparava para erguer mais dois.
O número de itens que vendia havia passado de 60 mil para mais de 3 milhões e a operação era a líder de audiência do e-commerce brasileiro,
três vezes eleita o melhor e-commerce do país, com recordes de vendas e de aproveitamento de recursos. Com isso ganhou sede própria, separada do Walmart, e internalizou toda a área criativa como na ocasião era o normal entre os players do mercado.
-
1a. Em vez de vender remédios, por que não vender saúde?
Your Own Agency Your Own Agency Trabalhamos com a Onofre em dois momentos. No primeiro, sob gestão da família fundadora, e depois após a transmissão total da gestão da empresa para a CVS, o maior grupo de saúde do mundo.
Se no momento inicial o foco era ajudar a organizar a comunicação 360º e o trade marketing da empresa para aproveitar as diversas oportunidades do mercado e valorizar o ativo, na etapa seguinte, a missão era ajudar a transformar e diferenciar a empresa perante um novo cenário onde a concorrência se consolidou, fundindo-se em megaplayers com grande presença territorial nos mercados onde as lojas da Onofre estavam presentes. Com base no novo posicionamento adotado nos Estados Unidos pela CVS e após analisar diversas pesquisas sobre o mercado e, principalmente, sobre o consumidor Onofre, enxergamos junto com o marketing da empresa um grande caminho a ser explorado: a valorização da profissão do farmacêutico como “O Especialista” em saúde e bem-estar (já que todas as lojas da rede, inclusive o e-commerce, possuem em seus quadros um farmacêutico trabalhando em tempo integral).
Além disso, em razão da força e capacidade de entrega de qualquer produto em até quatro horas de seus canais digitais e televendas, sugerimos antecipar a adoção do conceito Omnichannel em todos os canais, colocando a tecnologia em benefício da conveniência do consumidor, tanto para ampliar o estoque de possibilidades de produtos quanto para a entrega deles para os clientes (em casa ou pickupstore, na sua farmácia mais próxima). Assim, sob a plataforma oferecida por seu novo slogan "Sua saúde". E mais”, não só ajudamos a empresa a efetuar seu rebranding como transformamos seu posicionamento, propósito e brand guide de toda a sua comunicação, tanto externa como interna. Um trabalho unindo mídia, canais digitais e lojas físicas, mostrando a Onofre como uma marca líder em preocupação com seu consumidor. O rebranding finalizado pela Martin Luz e depois utilizado pelas empresas de comunicação que vieram a seguir, posicionou a Onofre como pioneira no sentido de levar a sério a saúde de seus clientes, não ficando restrita a um mero ponto de vendas de medicamentos. Um trabalho responsável por colocar a empresa em outro patamar, posicionada como inovadora e conectada aos novos tempos.
Nas palavras de Mário Ramos, ex-presidente da Onofre, o novo posicionamento permitiu à empresa entregar soluções para saúde e beleza em um ambiente agradável, com produtos alinhados com as exigências do público local, marcas reconhecidas mundialmente e atendimento diferenciado.